Letramento digital: preparação das pessoas para utilizarem os recursos tecnológicos, não apenas nas questões técnicas, mas considerar os demais itens deste documento.

Comunicação digital: novas formas de linguagens, inclusive os novos gêneros textuais previstos na BNCC.

Bots: robôs virtuais que nos atendem em suporte ou nos influenciam nas decisões de consumo, posicionamento em temas polêmicos, decisões de votos e até se passam por pessoas nas redes sociais.

Segurança e privacidade digital: como se manter seguro e garantir a nossa privacidade.

Comércio digital e consumismo: não estamos sujeitos ao tamanho das prateleiras das lojas, no ambiente digital temos acesso a comprar praticamente tudo com poucos cliques. Precisamos compreender as consequências desta facilidade (positivas e negativas).

Saúde e bem-estar digital: quanto tempo que passamos conectados? o que acessamos? de que fontes obtemos opiniões e informações sobre saúde?

Direito e responsabilidade digital

Leis digitais: Marco Civil da Internet, Lei Anti Bullying, LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), Lei dos Nudes.

Fake News: inverdades, fabricações, mentiras. Ou seja, conteúdo feito propositalmente para enganar. Atenção para linguagem emotiva, imagens sensacionalistas, pedidos para compartilhar! São feitas para manipular nossas emoções.

Fósseis digitais: através de nossas postagens, comentários e fotos, deixamos marcas que ficam para sempre e afetam nossas vidas.

Senha segura: cuidados com a nossa assinatura digital, quais formatos oferecem mais seguranças e cuidados com o armazenamento de senhas em dispositivos de terceiros.

Ciber Bullying: só é brincadeira quando todos se divertem.

Etiqueta digital (Netiqueta): respeito e boas maneiras no mundo digital

Empatia: a arte de colocar-se no lugar do outro

Impacto das redes sociais

P2C3 (Pense, Publica, Curte, Comenta, Compartilha): ao curtir e compartilhar algo você está ajudando a divulgar e mostra que concorda. Caso ofenda alguém, o simples curtir pode gerar processo para o internauta. Veja exemplo neste link

Público e Privado: superexposição nas redes sociais, quais são os limites do que pode ser público?

Amigos" Virtuais ou Imaginários: realmente conhecemos todos que estão em nossas redes sociais? Ou estamos desobedecendo os nossos pais, falando com estranhos?

Bolha de informação: a inteligência artificial usa o nosso perfil de navegação e interação no mundo digital para nos mostrar dentro de uma bolha. Temos que estourar a bolha e ter acesso amplo às informações e opiniões diferentes.

Uso de dados pelas mineradoras digitais: já ouviu falar neste tema? É assim que empresas como o Google, Netflix e Facebook conquistaram você.

Direitos e deveres digitais

Correntes: muitas das mensagens (email, whatsapp etc) podem carregar vírus e informações falsas. Não podemos repassá-las sem pesquisar a veracidade do conteúdo.